- A conservação da processadora deve obedecer uma rigorosa e sistemática limpeza dos racks e dos tanques. Diariamente, após terminado o trabalho, a tampa deve permanecer aberta até o dia seguinte no início do trabalho. Os racks devem ser lavados com água comum a cada 30 dias ou 1200 filmes processados. A lavagem deve ser completa, usando-se detergente próprio do limpador de sistemas. Coloca-se o produto diluído em 1/10 nos tanques de revelação e 1/20 nos tanques de fixação, previamente esvaziados, deixando-se, em seguida, enxaguar os roletes e os tanques, fazendo circular água em todo o sistema de circulação do revelador.
- Após o preparo dos banhos do revelador e do fixador nos tanques internos e nas quantidades originais dos mesmos, todos os tanques possuem uma divisória que determina o limite de imersão. Após recolocar os racks e os demais componentes, liga-se a processadora até atingir a temperatura ideal, passando-se alguns filmes para limpeza dos racks enxaguados de químicos.
- Os tanques reserva para fluxos são normalmente de 100 e de 50 litros, para preparar 76 e 38 litros respectivamente, para a revelação de novos filmes.
A TROCA DE SOLUÇÕES NAS PROCESSADORAS:
- Esta troca de soluções depende da quantidade de filmes que são processados diariamente. Recomenda-se que as soluções sejam renovadas a cada um ou dois meses. Contudo, este tempo pode variar para mais ou para menos, dependendo da forma de uso e da quantidade de filmes revelados.
CUIDADOS DO TÉCNICO DE RADIOLOGIA:
- Evitar ingestão, inalação ou contato da solução com os olhos (em caso de acidentes, consultar imediatamente o médico);
- Em caso de contato com a pele ou com as roupas, lavar imediatamente com água em abundância;
- Conservar o produto químico fora do alcance de qualquer pessoa, especialmente das crianças.
IMPORTANTE:
- As partes A, B, C são soluções concentradas. Em épocas de frio, pode ocorrer precipitação em forma de cristal. Neste caso, após retirar a parte líquida do frasco, a parte sólida deve ser adicionada a um pouco de água morna a fim de dissolvê-la e, em seguida, destinar a solução obtida para o uso. É bom ressaltar que estas soluções são preparadas em tonéis destinados a suprir a quantidade em litros desejados.
COMPONENTES DO REVELADOR
- Metol: Redutor suave que dá nitidez = 3,5g/litro;
- Hidroquinona: Redutor responsável pelos contrastes fortes = 9g/litro;
- Sulfito de Sódio: Previne a oxidação dos redutores com função de conservar e estabilizar a solução = 60g/litro;
- Carbonato de Sódio ou Potássio: Alcaliniza a solução e reforça o poder dos redutores, controlando a velocidade da revelação e abrindo os poros da gelatina = 40g/litro;
- Brometo de Potássio: Evita o velamento pela hidroquinona, das partes transparentes; e age como um retardador;
- Água pura ou destilada: Componente universal (solvente).
COMPONENTES DO FIXADOR:
- Hipossulfito de Sódio: Dissolve a prata não precipitada, tornando transparentes as partes irradiadas = 250g/ litro;
- Sulfito de Sódio: Conserva e estabiliza a solução = 30g/litro;
- Ácido acético glacial: Acidifica a solução, parando imediatamente a revelação 45g/litro;
- Alúmen de cromo ou de potássio: Substância empregada para endurecer a gelatina = 15g/litro;
- Água: Componente universal (solvente).
PROCESSAMENTO RADIOGRÁFICO:
* REVELAÇÃO = O revelador age sobre os cristais de emulsão fotográfica, depositando no filme, grãos de prata metálica. As regiões da emulsão afetadas pela ação da radiação, quando submetidas à ação do revelador, transformam-se em prata metálica, sendo proporcional à radiação recebida pelo filme. Há, portanto, porções mais ou menos decompostas, formando a imagem sombreada do objeto e eventuais descontinuidades. Dois fatores são de grande importância na revelação: Tempo e Temperatura do revelador.
* FIXAÇÃO = Dissolve os cristais de prata não afetados pela radiação original, impossibilitando qualquer ação futura de luz ou radiação sobre o filme. O tempo de fixação é normalmente o dobro do tempo de revelação para garantir a perfeita fixação do filme.
* LAVAGEM = Tem a finalidade de limpar bem o filme de depósitos restantes dos processos anteriores que, sob a ação do tempo, ar e umidade, poderiam apresentar reações químicas e prejudicar a qualidade da imagem formada.
* SECAGEM = A rápida secagem da radiografia depende do adequado condicionamento do filme. A temperatura do secador deve ser a mais baixa possível e não deve exceder o nível de temperatura recomendado.
EXERCÍCIOS:
01. No que consiste a revelação ?
02. Quais as condições que interferem no grau de revelação ?
03. Quais as quantidades de químicos para preparo do revelador e do fixador ?
04. Quais os cuidados que o técnico de radiologia deve ter no manuseio das soluções ?
05. Quais os componentes do revelador e do fixador?
06. Qual a função dos roletes dos racks ?
07. Quais os componentes comuns no revelador e no fixador ?
08. Qual a temperatura ideal para a revelação ?
09. Quais os dois fatores de grande importância na revelação ?
10. Como os racks devem ser lavados ?
RESPOSTAS:
01. A revelação consiste na reação que transforma a imagem latente em imagem real, reduzindo quimicamente os haletos de prata afetados pela luz, que são transformados em prata negra metálica, por um processo de combinação de substâncias químicas.
02. Diluição, temperatura, tempo, agitação.
03. Revelador: 20 litros de parte A, 2 litros de parte B, 2 litros de parte C, diluídos em 52 litros de água. //Fixador: 20 litros de parte A, 3.2 litros de parte B, 2 litros de parte C, diluídos em 52.800 litros de água.
04. Evitar a ingestão ou contato da solução com os olhos (em caso de acidentes, consultar imediatamente o médico).
- Em caso de contato com a pele ou vestuário lavar imediatamente com água abundante.
- Conservar em local fora do alcance de crianças.
05. Componentes do revelador: metol, hidroquinona, sulfito de sódio, carbonato de sódio ou potássio, brometo de potássio, água pura ou destilada; // Componentes do fixador: hipossulfito de sódio, sulfito de sódio, ácido acético glacial, alúmen de cromo ou de potássio e água.
06. Transportar os filmes em tempos controlados automaticamente na revelação, fixação, lavagem e secagem.
07. Sulfito de sódio e água.
08. É de 28 graus Celsius (28ºC).
09. Tempo e temperatura do revelador.
10. Devem ser lavados com água comum a cada 30 dias ou 1.200 filmes processados.