Quadrante Superior Direito (QSD):
- Fígado
- Vesícula Biliar
- Flexura Hepática
- Duodeno
- Cabeça do Pâncreas
- Rim Direito
- Glândula Suprarrenal Direita
Quadrante Superior Esquerdo (QSE):
- Baço
- Estômago
- Flexura Esplênica
- Cauda do Pâncreas
- Rim Esquerdo
- Glândula Suprarrenal Esquerda
Quadrante Inferior Direito (QID):
- Cólon Ascendente
- Apêndice
- Ceco
- 2/3 do Íleo
- Válvula Ileocecal
Quadrante Inferior Esquerdo (QIE):
- Cólon Descendente
- Cólon Sigmoide
- 2/3 do Jejuno
POSICIONAMENTO DO ABDOME
1) AP de Abdome - Supinação (Rotina)
2) PA de Abdome - Pronação (Especial)
3) DL em AP de Abdome (Especial)
4) Ortostática em AP de Abdome (Especial)
5) DD Lateral de Abdome (Especial)
6) Lateral de Abdome em Decúbito (Especial)
7) Abdome Agudo (Rotina e Especial)
1) AP de Abdome - Supinação
Descrição = Posicionar o paciente em Decúbito dorsal, com plano sagital mediano centralizado na linha média da mesa ou chassi, braços colocados de lado e afastados do corpo, pernas estendidas com suporte sob os joelhos quando possível.
Filme = Centro do chassi no nível das cristas ilíacas com a margem inferior na sínfise púbica, sem rotação da pelve ou ombros, tamanho do RI em 35 x 43, longitudinalmente, grade móvel ou fixa.
RC = Raio central perpendicular e direcionado para o centro do RI (para o nível da crista ilíaca), com altura mínima de 1m, faixa de 70 - 80 kV.
Estruturas visualizadas = Contornos do fígado, rins, estômago, segmentos intestinais e o arco da sínfise púbica para a região da bexiga.
Patologias = Obstrução intestinal, neoplasias, calcificações, ascite e estudos contrastados do abdome.
2) PA de Abdome - Pronação
Descrição = Posicionar o paciente em Decúbito ventral, com plano sagital mediano centralizado na linha média da mesa ou chassi, braços pra cima e ao lado da cabeça devidamente acomodada em travesseiro, pernas estendidas com suporte sob os tornozelos.
Filme = Centro do chassi no nível das cristas ilíacas, sem rotação da pelve ou ombros, tamanho do RI em 35 x 43, longitudinalmente, grade móvel ou fixa.
RC = Raio central perpendicular e direcionado para o centro do RI (para o nível da crista ilíaca), com altura mínima de 1m, faixa de 70 - 80 kV.
Estruturas visualizadas = Contornos do fígado, rins, estômago, segmentos intestinais e o arco da sínfise púbica para a região da bexiga.
Patologias = Obstrução intestinal, neoplasias, calcificações, ascite e estudos contrastados do abdome. No caso de patologia renal, essa incidência é a menos indicada.
3) Decúbito Lateral em AP de Abdome (Especial)
Descrição = Coxins radio-transparentes no decúbito lateral, firmemente contra a mesa ou dispositivo de grade vertical, com paciente sobre superfície firme, como uma prancha cardíaca ou de dorso, posicionado sob o lençol para evitar encurvamento e o corte de reparos anatômicos, joelhos parcialmente flexionados um sobre o outro para estabilizar o paciente, braços para cima próximo à cabeça, devidamente acomodada no travesseiro. PS: O paciente deve ficar no mínimo 5 min. em decúbito lateral para a realização do exame.
Filme = Ajustar o paciente e o carrinho de modo que o centro do RI e o RC fiquem a aproximadamente 5 cm acima do nível da crista ilíaca (para incluir o diafragma). A margem proximal do chassi estará aproximadamente no nível da axila. Sem rotação da pelve ou dos ombros. Garantir que a parte lateral superior do abdome esteja claramente incluída no RI.
Tamanho do RI = 35 x 43, longitudinal ao paciente e transversal à mesa, com grade móvel ou fixa.
RC = O Raio central horizontal direcionado para o centro do RI a aproximadamente 5 cm acima da crista ilíaca; uso de um feixe horizontal para mostrar os níveis líquidos e o ar intraperitoneal livre. Altura mínima de 1m. Faixa de 70 - 80 kV
Estruturas visualizadas = alças intestinais cheias de ar e níveis líquidos onde existirem; e também hemi-cúpulas diafragmáticas.
Patologias = Massas abdominais, níveis líquidos e possíveis acúmulos de ar intraperitoneal.
4) Ortostática em AP de Abdome (Especial)
Descrição = Paciente em ortostática, pernas ligeiramente afastadas, dorso contra a grade, braços ao lado afastados do corpo, plano sagital médio do corpo alinhado centralmente ao Bucky, sem rotação da pelve ou ombros. Colimar rigorosamente em todos os quatro lados. Não cortar a parte superior do abdome.
Filme = Tamanho do RI 35 x 43, longitudinalmente, com grade móvel ou fixa, faixa de 70 - 80 kV, ajustar a altura do RI de modo que o centro fique a aproximadamente 5 cm acima da crista ilíaca para incluir o diafragma, ficando o ápice do RI no nível da axila.
RC = O Raio Central é horizontal, no centro de RI, com altura mínima de 1m e faixa de 70 - 80 kV.
Estruturas Visualizadas = Estômago, alças intestinais, hemi-cúpulas diafragmáticas, grande parte do abdome inferior.
Patologias = Massas anormais no abdome, níveis líquidos e acúmulos de ar intraperitoneal sob o diafragma.
5) Decúbito Dorsal Lateral de Abdome (decúbito lateral com feixe horizontal)
Descrição = Paciente em Supina num coxim radio-transparente, com a lateral contra a mesa ou grade vertical, assegurar que a maca não se mova para longe da mesa, travesseiro abaixo da cabeça, braços para o alto e ao lado da cabeça, suporte abaixo dos joelhos semi-flexionados.
Filme = Ajuste o paciente e a maca de modo que o centro de RI e o RC fiquem 5 cm acima da crista ilíaca para incluir o diafragma. Garantir que não haja nenhuma rotação da pelve ou dos ombros. Ajustar a altura do RI para alinhar o plano coronal mediano com a linha central do RI.
RC = Raio central é horizontal no centro de RI, 5 cm acima da crista ilíaca e no plano coronal mediano, com altura mínima de 1m. A colimação rigorosa é importante devido ao espalhamento aumentado a partir de kV mais elevado e da necessidade de visibilidade dos tecidos moles. Faixa média de 70 - 80 kV.
Estruturas visualizadas = Diafragma, grande parte do abdome inferior, alças intestinais, com detalhamento de tecidos moles, e regiões pré-vertebrais.
Patologias = Massas anormais, acúmulos de gás, níveis líquidos, aneurismas (alargamento ou dilatação da parede de uma artéria, veia ou coração), calcificação da aorta e outros vasos, e hérnias umbilicais.
6) Lateral de Abdome em Decúbito (Especial) - Decúbito Lateral Esquerdo com Raios Horizontais ou incidência de Laurell modificada para abdome.
Descrição = Paciente em decúbito lateral direito ou esquerdo, travesseiro sob a cabeça, cotovelos flexionados, braços elevados, joelhos e quadril parcialmente flexionados, travesseiros entre os joelhos para manter uma posição lateral sem rotação. Alinhar o plano coronal médio com o RC e a linha média da mesa. Garantir que a pelve e o tórax não estejam rodados, mas em uma posição lateral verdadeira.
Filme = Colimar rigorosamente nas bordas superior e inferior do RI e com as bordas cutâneas anterior e posterior para minimizar a dispersão. Tamanho do RI em 35 x 43, longitudinal em relação à mesa, grade móvel ou fixa.
RC = Raio central perpendicular à mesa, centralizado em aproximadamente 5 cm acima da crista ilíaca no plano coronal médio, RI centralizado com o RC, altura mínima de 1m, faixa de 80 - 85 kV.
Estruturas visualizadas = diafragma, parte inferior do abdome, alças intestinais, detalhamento de tecidos moles, regiões pré-vertebrais e abdominal anterior.
Patologias = Massas de partes moles anormais, hérnia umbilical, aneurismas da aorta e calcificações.
7) Abdome Agudo (Rotina e Especial)
A Rotina de abdome agudo é composta de 3 rotinas: AP em decúbito dorsal (supina), AP em ortostática (ou decúbito lateral) e PA de tórax.
Filme = Tamanho de RI em 35 x 43, com grade móvel ou fixa, com colimação rigorosa nas bordas para evitar a dispersão.
RC = O raio central fica nivelado com a crista ilíaca em supinação e a aproximadamente 5 cm acima do nível da crista para incluir o diafragma, nas radiografias ortostáticas ou em decúbito lateral.
Patologias = íleo paralítico (obstrução do intestino delgado), ascite (acúmulo anormal de líquido no abdome), víscera oca perfurada (rompimento no intestino ou estômago, evidenciado por ar intraperitoneal livre), massa intra-abdominal (neoplasias), pós-operatórios (cirurgia abdominal).
Especial - decúbito lateral esquerdo = incidência especial quando o paciente não pode ficar de pé para o abdome em AP ortostática.