A radiologia, ou melhor, dizendo, os CENTROS DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM (CDI) constituem o setor de prestação de serviços que mais tem despertado preocupação por parte dos dirigentes hospitalares.
MOTIVOS:
B – porque os investimentos nesta área são absolutamente necessários para o atendimento de qualidade do paciente.
OBSERVAÇÃO:
A administração do CDI envolve algumas grandes atividades:
Atendimento;
Fluxo de paciente;
Custos relacionados;
Materiais perecíveis;
Assistência Técnica;
Manutenção dos Equipamentos;
Seleção dos Profissionais (Administração dos Recursos Humanos);
A imagem da Instituição / clinica.
2 – CONTROLES DA ROTINA DE REALIZAÇÃO DE EXAMES
PEDIDO DE EXAMES === RECEPÇÃO === SALA DE EXAMES === SALA DE LAUDOS === DIGITAÇÃO === SETOR DE GUARDA E RETIRADA DE EXAMES.
O exame radiológico tem inicio com a solicitação médica feita por outro profissional legalmente autorizado, através do pedido de exame. Este tem que ser preenchido de forma clara e legível e devidamente assinado por quem o solicita; e incluir o registro profissional nos órgãos competentes. O setor de recepção do CDI recebe o pedido. Alguns exames precisam ser pré-agendados, pois demandam preparo do paciente ou um maior tempo de realização do mesmo. Uma vez registrado o pedido, o paciente é encaminhado à sala de radiologia, onde recebe vestimentas adequadas e é preparado para a realização do exame.
3- MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS RADIOLÓGICOS
A manutenção dos equipamentos radiológicos está inserida na chamada ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL: normas, leis, plantas, pessoal, equipamentos, material, documentação, estatísticas, manutenção, serviços externos. A localização de uma unidade radiológica é no andar térreo, pois:
· Maior firmeza para sustentação dos trilhos;
· Economia de material e mão-de-obra por não haver necessidade de isolamento do piso, dirigindo o fluxo para a terra;
· Facilidade para a instalação de força elétrica.
Dependendo das características do hospital, o CDI vai se tornar mais ou menos oneroso para a instituição. De qualquer forma a implantação de um serviço desta natureza exigirá altos investimentos e será necessária também a contratação de um plano de manutenção especializado permanentemente. O serviço de manutenção de primeiro atendimento é constituído por engenheiros e técnicos/tecnólogos na área eletrônica.
EXEMPLO: ARSENAL TECNOLÓGICO NECESSÁRIO À INSTALAÇÃO DO SERVIÇO:
HOSPITAL GERAL DE PORTE MÉDIO – 200 LEITOS
ARSENAL TECNOLÓGICO
QUANTIDADE
Equipe. radiologia convencional 01
Equipe. radiologia digital 02
Equipe. de mamografia 01
Equipe. para Densitometria Óssea 01
Equipe. de Ultrassom 02
Equipe. de Hemodinâmica 01
Tomografia Computadorizada 01
Ressonância Magnética 01
Equipamentos de radiologia transportáveis 04
Processadores de filmes radiologia geral 03
Processadora de filmes - mamografia 01
OBSERVAÇÃO:
HOSPITAL GERAL DE PORTE MÉDIO – 200 LEITOS
CUSTO MÉDIO DOS EQUIPAMENTOS
VALOR POR UNIDADE
Equipe. de radiologia convencional 60.000.00
Equipe. de radiologia digital 120.000,00
Equipe. de mamografia 80.000,00
Equipe. para Densitometria Óssea 60.000,00
Equipe. de Ultrassom 60.000,00
Equipe. de Hemodinâmica 600.000,00
Tomografia Computadorizada 800.000,00
Ressonância Magnética 1.800.000,00
Equipe. de radiologia transportáveis 40.000,00
Processadores de filmes Radiologia Geral 30.000,00
Processadora de filmes Mamografia 30.000,00
4 – CONTROLE DE MATERIAIS E INSUMOS UTILIZADOS NOS EXAMES:
Os materiais e insumos utilizados na realização de exames de diagnósticos por imagem preocupam inicialmente por seus elevados custos, e que necessitam serem repassados ao preço final dos exames ou cobrados das empresas de convênio.
Os principais materiais e insumos utilizados em radiodiagnósticos são:
· Filmes Radiológicos: devem ser armazenados em local livre de umidade e ao abrigo da luz e de radiações ionizantes. As caixas devem ser estocadas na posição vertical e observando sempre as datas de vencimentos;
· Meios de contraste: devem ser armazenados ao abrigo da luz e de radiações ionizantes e serem usados imediatamente após a abertura do frasco e utilizado em até quatro horas depois da abertura desde que mantidas as condições de assepsia e de proteção do ambiente.
OBS.: Os contrastes não devem ser administrados sem antes interrogar o paciente quanto ao seu potencial alérgico.
· Dispositivos de armazenamentos de imagens: necessitam de condições de armazenamento semelhantes a dos equipamentos de informática. Estes dispositivos costumam ser uma opção barata de armazenamento, já que permitem grandes quantidades de imagens em uma única mídia (CDs, DVDs, discos ópticos e fitas magnéticas);
· Cateteres: são relativamente caros e só podem ser utilizados uma única vez. Esta prática obriga um controle mais eficiente desses materiais.
· Materiais utilizados nos procedimentos de intervenção e na assistência de enfermagem: são em geral, descartáveis e costumam apresentar baixos custos, mas tem que evitar os desperdícios.
5 – ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS:
O CDI é um setor altamente especializado. Envolve a manipulação e operação de equipamentos complexos e que utilizam como fonte de energia a radiação ionizante que – consequentemente – pode produzir graves danos à saúde humana. Sendo assim, os responsáveis por este setor só podem contratar pessoal qualificado e devidamente habilitado no exercício legal da profissão.
Os principais profissionais especializados que atuam no setor de diagnósticos por imagem são:
MÉDICO RADIOLOGISTA:
médico de formação generalista, registrado no competente Conselho Regional de Medicina e com título de especialização obtido junto ao Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e Diagnósticos por Imagem. Entre suas principais atribuições destacam-se:
* supervisionar a proteção radiológica; realizar procedimentos radiológicos de intervenção; realizar e/ou supervisionar exames radiológicos realizados com meios de contraste; supervisionar a realização de exames radiológicos nos diversos equipamentos; emitir laudos médicos em todos os procedimentos radiológicos realizados dentro ou fora do CDI.
TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA / TÉCNICO EM RADIOLOGIA:
profissionais com formação especializada em técnicas radiológicas em nível de graduação (tecnólogo) ou em nível médio (técnicos). Devem estar registrados no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CONTER) da jurisdição em que pretendem trabalhar. Entre suas principais atribuições destacam-se:
* realizar exames radiológicos simples ou com meio de contraste sob a supervisão do médico radiologista; operar os diversos métodos de obtenção de imagens em CDI, com destaque para: radiologia convencional, radiologia especializada, tomografia computadorizada, exames radiológicos no leito e centro cirúrgico, hemodinâmica e ressonância magnética.
OBSERVAÇÃO: uma terceira figura de profissionais na área de radiologia é o Auxiliar de Radiologia. Esses profissionais de nível médio atuam exclusivamente nas áreas de câmara clara e escura, nos processos de revelação de filmes radiológicos e sua organização e no encaminhamento de exames já realizados. O profissional Auxiliar de Radiologia também está obrigado à inscrição e registro profissional no CONTER.
ENFERMEIRO / TÉCNICO EM ENFERMAGEM:
Os profissionais de enfermagem que atuam no CDI são: Enfermeiro (nível graduação), técnicos de enfermagem (nível médio). Devem estar inscritos no Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição. Entre as principais atribuições desses profissionais destacam-se:
Ø prestar assistência de enfermagem aos pacientes recebidos no CDI; prestar assistência de enfermagem nos exames especializados, em auxílio aos profissionais envolvidos na realização desses exames; administrar e controlar o estoque de materiais e medicamentos comuns ao CDI; zelar pelas condições de higiene e assepsia de instrumentais e equipamentos comuns ao CDI; preparar e administrar medicamentos prescritos pelos médicos do setor.
- FORMAS DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL ESPECIALIZADO:
Contratação em Regime de CLT: a principal forma de contratação na sedes ainda é a relação empregatícia por carteira assinada, nos regimes da CLT. É segura e oferece vários benefícios.
Contratação em Regime de TERCEIRIZAÇÃO: a terceirização é uma relação contratual moderna que confere ampla liberdade para as partes envolvidas. O tomador de serviços (hospital, clínica, laboratório...) repassa uma parte de suas atividades a uma empresa legalmente constituída. As empresas de terceirização se caracterizam pela participação de seus sócios nos lucros e prejuízos, proporcionalmente ao nº de cotas de cada um. Uma das grandes vantagens da terceirização é a livre negociação do valor do serviço prestado. A empresa prestadora apresenta seu custo e o tomador de serviço aceita ou não. A terceirização tende a ser uma relação mais vantajosa na medida em que confere maior autonomia a seus participantes e propicia melhores níveis salariais.
Contratação por cooperativas de serviços: A LEI nº 5764 / 71 rege a constituição e o funcionamento das cooperativas. Nesta é estabelecido que não há vínculo empregatício entre cooperado e a cooperativa, assim como entre o cooperado e o cliente da cooperativa para o qual ele presta serviço. A própria CLT específica no seu artigo 442 –parágrafo único- que não há vínculo empregatício entre cooperado e cooperativa, nem entre cooperado e tomador de serviços da cooperativa. O DECRETO-LEI nº 611 / 1992 estabeleceu que todos os profissionais autônomos associados a cooperativas de trabalho e que nessa condição prestam serviços são obrigados a realizar a contribuição à Previdência Social.
Cooperativas de profissionais da área de radiologia
A – OBJETIVOS E PRINCÍPIOS GERAIS:
B – VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS:
SERVIÇO RADIOLÓGICO