SISTEMA CIRCULATÓRIO
- Peso: cerca de 300 gramas.
- Número de batimentos cardíacos por minuto: bate ente 72 e 80 vezes/min.
- Função: mantém uma corrente constante de sangue venoso para os pulmões e outra de sangue arterial para as diferentes partes do corpo.
O coração é um músculo oco, de fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio (serosa) e dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade consiste de duas câmaras: 1 aurícula superior e 1 ventrículo inferior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito do coração e a bicúspide ou mitral, do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção aos ventrículos durante a contração das aurículas e, em seguida, fecham-se, impedindo o refluxo do sangue. Na aurícula direita chegam às veias cavas superior e inferior e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares. Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta. Em cada contração, o sangue é bombeado, com certa pressão, para o interior dos vasos sanguíneos (artérias, arteríola, capilares vênulas e veias). O coração funciona como uma bomba e seu trabalho resulta na circulação do sangue no organismo. Esse trabalho é possível graças à presença de uma musculatura cardíaca chamada miocárdio. Quando o coração se relaxa (diástole), enche-se de sangue, que chega através das veias; ao contrair os vasos, artérias, o sangue é levado para todo o organismo.
ARTÉRIAS – são os vasos ao longo dos quais flui o sangue do coração para os capilares; ramificam-se em vasos de menor calibra, constituindo as arteríolas. As paredes destes vasos são grossas para suportar a pressão exercida pelo sangue.
CAPILARES – são vasos de diâmetro muitíssimo reduzido, constituindo as ultimas ramificações das arteríolas e vênulas. São os capilares que põem em comunicação os sistemas arterial e venoso.
VEIAS – são os vasos ao longo dos quais o sangue volta ao coração. Internamente são providas de válvulas que impedem o refluxo do sangue. Como as artérias, também se ramificam em vasos de menor calibre, denominados vênulas, que ligam veias aos capilares.
PEQUENA E GRANDE CIRCULAÇÃO. A saída do sangue venoso do ventrículo direito, através da artéria pulmonar, e sua volta, já oxigenado ao nível pulmonar, através das veias pulmonares até a aurícula esquerda, correspondem à pequena circulação. A saída do sangue arterial do ventrículo esquerdo, através da artéria aorta, e sua volta até a aurícula direita, através da veia cava, correspondem à grande circulação.
CIRCULAÇÃO LINFÁTICA. A linha espalhada na intimidade dos tecidos e debaixo da pele é recolhida em capilares linfáticos, passa para vasos linfáticos que desembocam em dois troncos; o canal torácico e grande veia linfática. Estes dois troncos se abrem, respectivamente, nas veias subclávia esquerda e subclávia direita. Das veias subclávias, a linha passa para a veia cava superior entrando na circulação geral. No trajeto dos vasos linfáticos, encontram-se pequenos espessamentos, os gânglios linfáticos, cuja principal função é produzir leucócitos. Os vasos linfáticos intestinais são denominados vasos quiliferos porque recebem parte do quilo durante a absorção.
- LOCALIZAÇÃO = O coração localiza-se na cavidade torácica em um espaço denominado de mediastino entre os 2 sacos pleurais.
- DEFINIÇÃO = É um órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil propulsora.
- SEROSAS = As cavidades do miocárdio são revestidas por uma serosa denominada endocárdio (internamente); o miocárdio é forrado pelo epicárdio (externamente).
- PERICÁRDIO = saco fibro-seroso que isola o coração no mediastino, das demais estruturas. Divide-se em pericárdio visceral e pericárdio parietal.
- NA ANATOMIA = o coração apresenta 4 cavidades (2 átrios superiormente e 2 ventrículos inferiormente). Possui dispositivos fibro-tendíneos, que controlam o fluxo de sangue, impedindo o seu refluxo. O coração tem um ápice inclinado obliquamente para a esquerda e uma base superiormente.
- VASOS DE BASE = são aqueles por onde o sangue chega ou sai do coração.
- VEIAS = vasos aferentes.
- ARTÉRIAS = vasos eferentes.
2) Descreva artérias e dê 3 exemplos.
3) Descreva valvas e cite exemplo.
4) O que são vasos de base ? Regionalize-os.
5) Caracterize o coração.
6) Defina coração.
7) Quais membranas revestem o coração ?
8) Defina pericárdio.
9) Que vasos nutrem os músculos miocárdios ?
10) De que maneira os resíduos metabólicos são eliminados ?
11) Defina capilar.
12) Defina sangue e cite seus componentes e funções.
13) Descreva hematose.
1) No sistema circulatório, uma veia é um vaso sanguíneo que leva sangue em direção ao coração. O sangue pobre em oxigênio é recolhido pelas veias e levado até o átrio direito do coração, que transfere sangue para o ventrículo direito. Exemplos: Veias cavas e pulmonares.
2) Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Exemplos: Artérias aorta e pulmonares.
3) Estrutura presente no coração que regula passagem de sangue e fluidos. Abrem-se em direção aos ventrículos durante a contração das aurículas e, em seguida, fecham-se, impedindo o refluxo do sangue.
* Válvula venosa - situada ao longo das veias.
* Válvula cardíaca - uma estrutura que se encontra à saída de cada uma das quatro câmaras do coração.
* Válvula bicúspide (ou mitral) - situada entre a aurícula e o ventrículo esquerdo.
* Válvula tricúspide - situada entre a aurícula e o ventrículo direito.
* Válvula aórtica - situada entre o ventrículo esquerdo a a artéria aorta.
* Válvula pulmonar - situada entre o ventrículo direito a a artéria pulmonar.
4) Vasos de base são aqueles por onde o sangue chega ou sai do coração. Exemplos: Veia cava e artéria aorta.
5) O coração apresenta 4 cavidades (2 átrios superiormente e 2 ventrículos inferiormente). Possui dispositivos fibro-tendíneos, que controlam o fluxo de sangue, impedindo o seu refluxo. O coração tem um ápice inclinado obliquamente para a esquerda e uma base superiormente.
6) O coração é um órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil propulsora.
7) As cavidades do miocárdio são revestidas por uma serosa denominada endocárdio (internamente); o miocárdio é forrado pelo epicárdio (externamente).
8) Pericárdio é um saco fibro-seroso que isola o coração no mediastino, das demais estruturas. Divide-se em pericárdio visceral e pericárdio parietal.
9) São os capilares.
10) Os vasos linfáticos intestinais são denominados vasos quiliferos porque recebem parte do quilo durante a absorção.
11) Capilares são vasos de diâmetro muitíssimo reduzido, constituindo as ultimas ramificações das arteríolas e vênulas. São os capilares que põem em comunicação os sistemas arterial e venoso.
12) Sangue é um tecido fluido, formado por 2 partes: parte sólida (células) e parte líquida (plasma), cuja função é o transporte de substâncias, defesa orgânica e aquecimento corpóreo.
13) Hematose é o processo pelo qual há a troca de gás carbônico por oxigênio ao nível dos alvéolos pulmonares.
O sistema circulatório pode ser dividido da seguinte forma:
- SISTEMA CARDIOVASCULAR = É um sistema fechado e inclui o coração, que funciona como bomba propulsora para o sangue e os vasos sanguíneos, que transportam o sangue através do corpo. Esse sistema funciona da seguinte forma: Contido no coração e no interior de numerosos vasos, o sangue percorre ininterruptamente um trajeto circular do coração para as artérias, depois para os capilares e em seguida para as veias, de onde retorna ao coração.
- SISTEMA LINFÁTICO = Formado pelos vasos condutores da linfa e por órgãos linfóides.
- Órgãos Hematopoiéticos = Representados pela medula óssea e pelos órgãos linfóides.
CORAÇÃO
É um órgão muscular (músculo estriado cardíaco), oco, que funciona como uma bomba contrátil, situado na cavidade torácica atrás do esterno, acima do diafragma e entre os pulmões, no mediastino. Suas paredes são constituídas por três camadas:
a) Endocárdio (interna) = composto pelo tecido conjuntivo com uma camada superficial de células pavimentosas; suas dobras formam as valvas, enquanto o revestimento interno do coração é constituído do endotélio que reveste todos os vasos do corpo.
b) Miocárdio (média) = constituído por músculo cardíaco, é revestido internamente pelo endocárdio, sendo a camada mais espessa do coração.
c) Pericárdio (externa) = serosa que se divide em: pericárdio fibroso e pericárdio seroso (lâmina visceral e lâmina parietal).
O coração tem uma porção central, o esqueleto fibroso do coração, constituído por tecido conjuntivo denso, dividindo-o em quatro camadas: duas superiores (átrios) e duas inferiores (ventrículos). O átrio direito se comunica com o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita (tricúspide), enquanto o átrio esquerdo se comunica com o ventrículo esquerdo através da valva átrioventricular esquerda (bicúspide). O átrio direito constitui a porção superior direita do coração. A veia cava superior e a veia cava inferior desembocam no átrio direito, trazendo sangue venoso de todo o corpo, exceto os pulmões. O ventrículo direito constitui a porção inferior direita do coração. O tronco pulmonar divide-se nas duas artérias pulmonares e conduz o sangue venoso (rico em CO2) do ventrículo direito aos pulmões. O átrio esquerdo constitui a porção superior esquerda do coração e recebe as quatro veias pulmonares que drenam o sangue arterial (rico em O2) dos pulmões. O ventrículo esquerdo constitui a porção inferior do coração. A artéria aorta sai do ventrículo esquerdo e leva sangue arterial para todo o corpo, exceto para os pulmões.
CICLO CARDÍACO
O coração exibe um ciclo rítmico definido de contração e relaxamento. Na sístole, ocorre a contração e o coração expulsa o sangue de suas cavidades. Na diástole, o músculo cardíaco relaxa e suas cavidades se enchem de sangue.Estes movimentos são sincronizados e enquanto os átrios se enchem, os ventrículos se esvaziam e vice-versa.
- CIRCULAÇÃO PULMONAR ou PEQUENA CIRCULAÇÃO = Tem início no ventrículo direito, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar dos pulmões. Depois de sofrer a hematose (troca de CO2 por O2), o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.
- CIRCULAÇÃO PORTAL ou GRANDE CIRCULAÇÃO = Tem início no ventrículo esquerdo, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar dos tecidos do organismo. Após as trocas, o sangue retorna pelas veias ao átrio direito. Em resumo, é uma circulação coração-tecidos-coração.
- CIRCULAÇÃO PORTAL = Neste tipo de circulação, uma veia interpõe-se entre duas redes de capilares, sem passar por um órgão intermediário. Isso acontece na circulação portal hepática, provida de uma rede capilar no intestino, onde ocorre a absorção dos nutrientes dos alimentos; e outra rede de capilares sinusóides no fígado, onde ocorre os processos metabólicos, ficando a veia porta interposta entre as duas redes.
ARTÉRIAS
As artérias transportam o sangue para os vários tecidos do corpo sob alta pressão, exercida pela ação bombeante do coração. Dividem-se sucessivamente em ramos cada vez mais finos até chegarem aos capilares.
VEIAS
São tubos nos quais o sangue circula do tecido periférico de volta para o coração. As veias se iniciam nos capilares e transportam o sangue que já sofreu trocas com os tecidos. A pressão sanguínea é baixa, comparada ao sistema arterial, tornando necessária a criação de um mecanismo especial para que o sangue retorne ao coração. Para tanto, possuem um sistema de válvulas que dirige o fluxo de sangue para o coração, impedindo o refluxo.
O SISTEMA LINFÁTICO está intimamente relacionado com o sistema circulatório, estrutural e funcionalmente. Uma rede de vasos linfáticos drena o excesso de líquidos intersticial e devolve-o à corrente sanguínea pelo fluxo em um só sentido que se movimenta lentamente em direção da junção das veias subclávias com as jugulares. Além disso, o sistema linfático funciona na absorção de gordura e na defesa do corpo contra micro-organismos e outras substâncias estranhas. Em resumo, o sistema linfático tem três funções:
1) Transporta o excesso de líquidos intersticial, que se formou inicialmente como filtrado do sangue.
2) Serve como rota através da qual gorduras absorvidas e algumas vitaminas são transportadas do intertino delgado para o sangue.
3) Suas células (linfócitos) ajudam a proporcionar as defesas imunológicas contra doenças causadas por agentes infecciosos.
Linfonodos = A linfa é filtrada dentro dos linfonodos que se agrupam ao longo dos vasos linfáticos. Linfonodos são pequenos corpos em forma de região que geralmente se apresentam em agrupamentos em região específica do corpo.
ÓRGÃOS LINFÓIDES:
a) Tonsilas = Formam um anel protetor de tecidos em torno das aberturas entre as cavidades nasal e oral e a faringe.
b) Baço = Localizado no lado esquerdo da cavidade abdominal, auxilia na produção de linfócitos, filtração do sangue e destruição de hemácias velhas.
c) Timo = Localizado no tórax anterior, profundamente ao manúbrio do esterno. Desempenha um papel importante no sistema imunológico.
O coração está localizado no interior do tórax, ocupando uma posição aproximadamente central entre os dois pulmões, num espaço chamado mediastino; possui forma cônica, com o ápice voltado para baixo, para frente e para a esquerda. Sua base é formada pelos dois átrios e pelos grandes vasos. O coração é uma bomba capaz de impulsionar volumes variados de sangue, com mecanismos autônomos de controle, capazes de responder a estímulos de natureza química e física, regulando a quantidade de sangue ejetada de acordo com as necessidades dos tecidos do organismo.
O CICLO CARDÍACO
Cerca de 70% do sangue do retorno venoso atravessa passivamente os átrios, preenchendo os ventrículos, e quando finalmente a fraca contração atrial se inicia, os ventrículos são completamente preenchidos. Com o início da sístole ventricular, as válvulas átrio-ventriculares fecham-se, impedindo o refluxo de sangue aos átrios. Com o prosseguimento da contração ventricular, a pressão interna ventricular aumenta, ejetando sangue a alta pressão no leito arterial. O ventrículo direito bombeia o sangue para os pulmões e o ventrículo esquerdo, com grande força de contração, bombeia o sangue na circulação periférica. Ao final da sístole, o coração relaxa, entrando no período diastólico, e a pressão interna diminui, promovendo o fechamento das válvulas semilunares. A pressão arterial está homeostaticamente regulada por diversos mecanismos, entre eles os reflexos autonômicos simpáticos e parassimpáticos, o sistema renina-angiotensina e o hormônio antidiurético. Os rins desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial de longo prazo.