1. Para abordar a temática do texto, o autor parte de um dado concreto, introduzido no primeiro parágrafo.
2. O autor usa o termo ‘cordão umbilical’ numa linguagem metafórica para enfatizar a sua argumentação.
3. A permissão dada aos filhos para utilizarem celulares na escola, além de atender ao mercado, possibilita um melhor desempenho na área educacional.
4. O uso de celulares na escola atenua o processo de ensino -aprendizagem, possibilitando maior interação entre educadores e pais.
Estão corretos os itens:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1 e 2 apenas.
c) 2, 3 e 4 apenas.
d) 3 e 4 apenas.
e) 2 e 3 apenas.
02. Do ponto de vista temático, a análise do texto I nos permite concluir que:
a) Os pais requerem ao Estado para limitar o comportamento dos filhos em situações diversas, inclusive, o uso de celulares na escola.
b) Ao aprovar um projeto de lei proibitivo do uso de celulares nas escolas, constata-se a falência de estruturas basilares na construção de uma sociedade civilizada.
c) Com o manuseio do celular nas entidades educacionais, a modernidade provoca uma postura mais flexível por parte da instituição e de seus formadores.
d) O celular permite aos pais um melhor controle dos filhos, estabelecendo a lei dos princípios, necessárias para o bom andamento da civilização.
e) enfatiza a exaustão familiar no controle de conduzir e formar um cidadão apto a entender e praticar princípios saudáveis de sociabilidade, utilizando a tecnologia como uma das ferramentas.
03. É correto afirmar que o texto I se estrutura como:
a) uma carta aos pais, conclamando-os a fiscalizar os filhos em relação ao uso dos celulares na escola.
b) um ensaio crítico, no qual o autor reflete atenuadamente sobre os princípios éticos no uso do celular em entidades escolares.
c) uma resenha, na qual o autor critica o posicionamento da escola em relação ao uso de celulares.
d) um comentário opinativo, cujo tema geral é o tratamento dado pelos pais aos filhos sobre a utilização de celulares no recinto escolar.
e) um editorial informativo, cujo objetivo é divulgar dados estatísticos do uso dos celulares na área educacional.
04. Observe o trecho seguinte:“Também sabemos que escola não é lugar para celular, já que alunos e professores estão lá para um trabalho de foco, que exige concentração e superação.”. O conectivo em destaque estabelece uma relação de:
a) comparação
b) causalidade
c) temporalidade
d) concessão
e) adição
05. No trecho: “Pelo jeito, os pais abdicaram da possibilidade de tomar uma decisão responsável a esse respeito. Sucumbiram, impensadamente, à pressão do mercado – que exige que os telefones sejam consumidos por todos – e dão os aparelhos aos filhos Ensinam seu uso, apontam locais onde não é adequado portá-los ou situações próprias ou impróprias que motivam as chamadas? São poucos os que fazem esse trabalho educativo.”, os elementos de coesão grifados remetem, respectivamente, a:
a) situações - pais
b) uso – filhos
c) locais – todos
d) telefones – aparelhos
e) pressão do trabalho – locais
06. No segmento: “Pelo jeito, os pais abdicaram da possibilidade de tomar uma decisão responsável a esse respeito. Sucumbiram, impensadamente, à pressão do mercado...”, a palavra sublinhada estabelece o mesmo valor semântico de:
a) amenizaram
b) resistiram
c) cederam
d) implicaram
e) abarrotaram
07. No trecho: “Sucumbiram, impensadamente, à pressão do mercado...”, o termo grifado grafa-se com ‘ss’. O mesmo acontece com:
a) compreenssão, missionário, passo
b) admissão, intromissão, especulassão
c) processual, concessão, converssão
d) expanssivo, assemelhar, assunto
e) discussão, compressão, repressor
08. No trecho seguinte: “No mundo adulto, os princípios parecem ter perdido o valor: nós também queremos regras para transgredi-las com a mesma atitude da juventude.”, a utilização da vírgula se justificar por:
a) isolar um termo circunstancial de modo.
b) isolar um termo explicativo.
c) separar termos enumerativos.
d) separar orações coordenadas assindéticas.
e) separar o adjunto adverbial deslocado.
1. “O problema é que os pais decidiram que os filhos têm de estar com o telefone sempre.” A expressão funciona, no contexto, como complemento do verbo ‘é’.
2. “Além disso, sabemos que regras evocam transgressões.”, a expressão introduz uma nova explicação, indicando a mudança argumentativa do texto.
3. “Por isso, em educação é muito mais valoroso trabalhar com princípios do que com regras.”, termo que marca a explicação entre duas ideias dadas. Equivale a ‘porque’.
4. “Por outro lado, as escolas logo constataram que os trabalhos escolares, que exigem foco, dedicação e concentração, ficavam prejudicados com a presença do celular.”, o termo indica uma nova orientação argumentativa, opondo-se à ideia anterior. Está (ao) correta (s):
a) 1 apenas.
b) 2 e 3 apenas.
c) 3 e 4 apenas.
d) 4 apenas.
e) 1 e 2 apenas.
10. Assinale a alternativa cuja análise se apresenta de forma incorreta:
a) Em: “Creio que agem assim porque ganham um benefício secundário...”, os elementos em destaque são acentuados pela mesma regra, paroxítonos terminados em ditongo crescente.
b) Em: “Por isso, parece que o projeto de lei mencionado vem em boa hora...”, o verbo grifado concorda com ‘projeto’, por isso está no singular. Se pluralizasse a oração, a forma verbal seria ‘vêm’.
c) Em: “Mas, quando o Estado passa a legislar sobre a vida dos cidadãos...”, o termo destacado pluraliza-se da mesma forma que ‘tabeliãos’.
d) Em: “ Mas, quando o Estado passa a legislar sobre a vida dos cidadãos, nunca se sabe quando e onde irá parar.”, os termos sublinhados indicam, respectivamente, circunstâncias temporal e espacial.
e) Em: “Por isso, parece que o projeto de lei mencionado..., o vocábulo grafa-se com ‘c’. Assim também se grafam: ’incentivo’ e ‘obcecante’.
01 – B
02 – B
03 – D
04 – B
05 – A
06 – C
07 – E
08 – E
09 – D
10 – C
11. Esta barra dá posição exata do seu arquivo em relação às páginas, às margens. Controlar Alterações (ALT): Irá controlar as alterações do documento, colocando o nome da pessoa e data da alteração. Estender seleção (EST): Irá continuar a seleção, sem tirar a marcação do que já está selecionado.
a) Régua
b) Barra de Título
c) Barra de Ferramentas Formatação
d) Modo normal
e) Barra de Status
12. Ao selecionar um texto para alteração marque a alternativa incorreta.
a) Para fazer qualquer alteração você deve selecionar o texto.
b) Para selecionar qualquer extensão de texto, arraste o cursor do mouse sobre ele.
c) Para selecionar um parágrafo, posicione a seta do mouse para o parágrafo desejado e dê só um clique.
d) Para selecionar uma palavra, clique duas vezes sobre ela.
e) Para selecionar uma linha inteira, posicione a seta do mouse para a linha desejada e dê um clique.
13. Para você adicionar símbolos e caracteres especiais, clique no menu:
a) Menu Inserir
b) Menu Exibir
c) Menu Formatar
d) Menu Ferramentas
e) Menu Arquivo
14. Um aluno resolveu formatar sua planilha feita no MS Excel XP e teve a idéia de preencher uma faixa de células com a cor azul. Foi até a caixa de nome e digitou B2:K5 e deu um Enter. Foi no menu Formatar, clicou em Células, clicou na aba Padrões, escolheu a cor Azul e clicou em OK. Dentro desse intervalo:
a) Qualquer dado inserido nesse intervalo de células fica na cor azul.
b) Se o aluno formatasse a fonte na cor azul para esse intervalo de células e inserisse dados aleatoriamente nas células, a aparência final seria de células vazias.
c) Se o aluno selecionasse de B2 até K3 e mudasse a cor das células desse intervalo para vermelho, então a quantidade de células em azul seria de 20.
d) As proposições a e c estão erradas.
e) As proposições b e c estão corretas.
15. No Word define opções para impressão de uma página em sua impressora, como por exemplo, se a alimentação da impressora será manual ou automática.
a) Origem do Papel
b) Layout
c) Tamanho do Papel
d) Margens
e) Margem Espelho
16. Para adicionar gráficos no Excel usamos.
a) Menu exibir
b) Menu inserir
c) Menu formatar
d) Menu dados
e) Menu ferramentas
17. Para proteger uma planilha utilizamos o menu:
a) Formatar
b) Inserir
c) Dados
d) Exibir
e) Ferramentas
18. São dados do Excel do tipo alfanuméricos ou alfabéticos.
a) Numérico
b) Funções
c) Label
d) Região
e) Bloco
19. Para se gravar uma pasta num CD no Windows XP:
a) Obrigatoriamente deve-se clicar com o botão direito do mouse na pasta desejada e arrastá-la até a unidade gravadora de CD.
b) Seleciona-se a pasta desejada e arrasta-se até a unidade gravadora de CD.
c) Usando o botão esquerdo ou direito do mouse, clica-se na pasta desejada e arrasta-se a mesma até a unidade gravadora de CD. Depois se clica na unidade gravadora de CD, vai-se no menu Arquivo e clica-se em “gravar estes arquivos no CD”.
d) Faz-se tudo descrito na proposição acima, mas o clique só pode ser com o botão direito do mouse.
e) Não tem como se gravar uma pasta num CD no Windows XP sem se usar um programa específico para isso como o Nero, por exemplo.
20. A barra de fórmulas do menu exibir é utilizado para:
a) Exibe / omite a barra em que aparece a indicação da célula.
b) Exibe/omite as mensagens do pé da página.
c) Permite escolher as barras de ícones, por exemplo, barra de gráficos.
d) Mostra a tela inteira sem as barras de menus.
e) O percentual de visualização.
Gabarito:
11 – E
21. Não é um osso do esqueleto humano.
a) Escápula
b) Tarso
c) Fíbula
d) Ísquio
e) Umeritite
22.No osso esfenoide existe uma depressão denominada:
a) Sela turca
b) Mandíbula
c) Parietais
d) Zigomático
e) Temporais
23. Têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso.
a) Ossos longos
b) Ossos curtos
c) Ossos planos
d) Ossos chatos
e) Ossos finos
24. Não é um tipo de articulação:
a) Glenoumeral
b) Acrômio-clavicular
c) Esfenóide
d) Esternoclavicular
e) Escapulo-torácica
25. A faringe é:
a) São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam em outro órgão. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal.
b) Um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação de outra parte do sistema respiratório.
c) Uma espécie de “lingueta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula.
d) É um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais.
e) É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos.
26. A respeito do sistema digestivo é uma glândula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago.
a) Intestino delgado
c) Língua
d) Esôfago
e) Pâncreas
27.Qual alternativa não é uma função executada pelos rins.
a) Regulação da composição iônica do sangue.
b) Regulação da transpiração humana.
c) Regulação do pH do sangue.
d) Regulação do nível de glicose no sangue.
e) Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
28. Uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) possui profissionais que deverão executar as seguintes tarefas, exceto:
a) Conhecer as principais infecções hospitalares detectadas no serviço e definir se a ocorrência destes episódios de infecção está dentro de parâmetros aceitáveis. Isto significa conhecer a literatura mundial sobre o assunto e saber reconhecer as taxas aceitáveis de infecção hospitalar para cada tipo de serviço.
b) Elaborar normas de padronização para que os procedimentos realizados na instituição sigam uma técnica asséptica (sem a penetração de microrganismos), diminuindo o risco de o paciente adquirir infecção.
c) Colaborar no treinamento de todos os profissionais da saúde no que se refere à prevenção e controle das infecções hospitalares e detectar casos de infecção hospitalar, seguindo critérios de diagnósticos previamente estabelecidos.
d) Realizar controle da prescrição de antibióticos, evitando que os mesmos sejam utilizados de maneira descontrolada no hospital.
e) Recomendar quando se tratar de pacientes hospitalizados com doenças transmissíveis a remoção imediata do mesmo para fora do hospital e deixá-lo o Máximo distante possível da unidade.
29. Sobre as inspeções para o controle de infecções hospitalares marque a alternativa incorreta:
a) As Unidades Hospitalares estão sujeitas a inspeções sanitárias para a avaliação da qualidade das ações de Controle de Infecção Hospitalar e atuação da CCIH.
b) As conclusões das auditorias internas não precisam ser documentadas e nem arquivadas.
c) Com base nas conclusões das inspeções sanitárias e auditorias internas, devem ser estabelecidas as ações corretivas necessárias para o aprimoramento da qualidade das ações de Controle de Infecção Hospitalar.
d) As inspeções sanitárias devem ser realizadas com base no Roteiro de Inspeção do Programa de Controle de Infecção Hospitalar.
e) Auditorias internas devem ser realizadas, periodicamente, pelas Unidades Hospitalares, através de protocolos específicos para verificar o cumprimento da legislação específica que trata do Controle de Infecção Hospitalar.
30. O dispositivo que gera Raios X é chamado de:
a) Tubo de Coolidge
b) Tungstênio
c) Catodo
d) Pulso de radiação
e) Bremsstrahlung
31. Os raios X do pulmão para fins diagnósticos são chamados de:
a) Radioscopia
b) Tomografia computadorizada
c) Abreugrafia
d) Angiografia
e) Pancreatografia
32. Este procedimento é um grande avanço no estudo diagnóstico das doenças respiratórias, na investigação de tumores, na diferenciação de lesões da pleura ou parênquima pulmonar e estudo de doenças intersticiais pulmonares.
a) Imagiologia de tórax
b) Radioterapia
c) Radiografia de tórax
d) Tomografia computadorizada de tórax
e) Pancreatografia
33. O posicionamento para tirar uma radiografia do crânio perfil é:
a) Paciente em decúbito ventral, em posição de nadador.
b) Paciente em decúbito ventral apoiando a região do nariz e a testa na mesa de exames (fronto-naso).
c) Paciente em decúbito dorsal.
d) Paciente preferencialmente em decúbito dorsal, recebendo um apoio (almofada) no dorso das costas, inclinando a cabeça para trás.
e) Paciente em decúbito ventral, apoiando o queixo na mesa de exames, de preferência sobre algum material não radiopaco. Procurando manter o P.V.O. o mais perpendicular possível em relação ao plano do filme, com o mento o mais estendido possível.
a) Ressonância magnética de cavum
b) Escanometria
c) Espectroscopia
d) Tomografia por emissão de pósitrons
e) Ressonância magnética de sela túrsica
( ) Disfunção temporomandibular, sinônimo de disfunção crânio-mandibular ou, ainda, disfunção de ATM (articulação temporomandibular), é o nome de um conjunto de sinais e sintomas que resultam de uma má relação entre a mandíbula e o osso temporal.
( ) O "processo articular" (na mandíbula) articula com a "cavidade articular" (no osso temporal), com um "disco articular" interposto, e com uma série de músculos e ligamentos envolvidos no movimento mandibular.
( ) A disfunção temporomandibular (DTM, DCM) pode originar dores musculares, articulares, zunidos no ouvido, otite, trigger-points (acúmulos de íon cálcio no interior do músculo mastigatório), limitação de abertura da boca, trismo e bruxismo (ranger noturno dos dentes) ou bracidismo (apertamento noturno dos dentes). A sequência correta é:
a) V – F – V
b) V – F – F
c) F – F – V
d) V – V – V
e) V – V – F
a) Disco articular
b) Cápsula articular
c) Cartilagem articular
d) Fossa mandibular
e) Ligamento esfenomandibular
I. Fibrosas ou sinfibrosas - apresentam cartilagem entre os ossos.
II. Sindesmoses – articulações fibrosas ligadas por fibras colágenas ou lâminas de tecido fibroso - membrana interóssea (ex. rádio e ulna).
III. Cartilaginosas – apresentam tecido fibroso interposto entre os ossos.
IV. Sínfises ou anfiartroses – existe uma fibrocartilagem espessa interposta; Sequência: osso-cartilagem-disco-cartilagem-osso (ex. articulações entre corpos vertebrais).
V. Membrana sinovial - É a mais interna das camadas da cápsula articular encarregada da produção da sinóvia.
Está (estão) correta (s):
a) Apenas a I está correta.
b) Apenas a II e III estão corretas.
c) Apenas II, IV e V estão corretas.
d) Apenas a III, IV e V estão corretas.
e) Todas estão corretas.
38. O osso cóccix é formado pela fusão de:
a) Das últimas quatro vértebras.
b) Das últimas duas vértebras.
c) É composto pelo osso sacro que é resultado da fusão de cinco vértebras.
d) É composto pelo osso sacro que é resultado da fusão de quatro vértebras.
e) É composto pelo osso sacro que é resultado da fusão de três vértebras.
39. O osso esterno:
a) É formado por várias vértebras que são ligadas por articulações que são os discos intervertebrais.
b) É um osso chato, localizado na parte anterior do tórax, composto de três partes: o manúbrio, o corpo e a apófise xifóide.
c) São maiores, mais largas e mais grossas. Existem cinco vértebras neste tipo de osso.
d) Serve para sustentação dos arcos costais e do crânio, protegendo o cérebro humano.
e) É formado pelo ílio, o ísquio, o púbis, o sacro e cóccix.
40. Não é um exame utilizado para detectar infecções ósseas da coluna.
a) Mielografia
b) Mielotomografia
c) Eletroneuromiografia
d) Cintilografia óssea
e) Broncografia
21 – E