RADIOLOGIA - QUESTÕES COM RESPOSTAS III
41) O QUE É GASEIFICAÇÃO?
>>> É a presença de gás dentro do tubo de raios X.
42) PARA QUE SERVE O VÁCUO DENTRO DO TUBO DE RAIOS X?
>>> O vácuo tem a função de evitar a redução da velocidade no deslocamento dos elétrons do catodo(-) para o anodo(+), aumentando a eficiência na produção dos raios X. Também evita a oxidação e formação de arco voltaico.
43) COMO OCORRE A DISSIPAÇÃO DO CALOR EM UM TUBO DE RAIO X?
>>> Ocorre pelo contato do tubo com o óleo (ou água), no interior da cúpula e pelo contato da cúpula com o ar.
44) QUAIS OS PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER COM O TUBO DE RAIOS X?
>>> Um tubo de raio X pode reduzir sua eficiência quando o anodo fica esburacado, quando o filamento queima ou quando ocorre uma fusão do anodo (por uso incorreto ou presença de gases no interior do tubo).
45) A QUANTIDADE DE RADIAÇÃO PRODUZIDA É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A QUÊ?
>>> É proporcional ao fluxo de elétrons, pois quanto maior o mA, maior será o número de elétrons. Com isso, maior será a quantidade de raios X produzida na ampola.
46) A QUALIDADE DO FEIXE DE RADIAÇÃO É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A QUÊ?
>>> É proporcional ao kV aplicado ao tubo, pois quanto maior a tensão aplicada no tubo, menor o comprimento de onda e maior será a energia de aceleração dos elétrons, tornando maior o poder de penetração dos fótons X.
47) O QUE SÃO FILTROS?
>>> São materiais metálicos colocados propositalmente diante de um feixe de raios X para que parte de suas radiações de baixa energia seja absorvida, evitando que esses fótons atinjam o paciente.
48) O QUE É FILTRAÇÃO?
>>> É a redução da radiação pela absorção de uma parcela dos fótons X com comprimento de onda grande. A filtração total inerente mais adicional é igual a 2.5mm de alumínio (Al).
49) O QUE É FILTRAÇÃO INERENTE?
>>> É a passagem do feixe de raios X através da janela da ampola do óleo e calota. É integrante do próprio tubo de raios X, sendo equivalente a aproximadamente 0.5mm de alumínio (Al).
50) QUAL A ESPESSURA DE CHUMBO UTILIZADA EM COLIMADORES?
>>> Geralmente, 3mm de espessura.
51) O QUE É RADIAÇÃO DE FUGA?
>>> São os raios X que passam pela calota protetora (cilindro metálico).
52) QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA?
>>> De acordo com a Portaria 453/98 do Ministério da Saúde, os princípios são: justificação, otimização, limitação da dose e prevenção de acidente. (Port. 453/98)
53) O QUE ESTABELECE O PRINCÍPIO DA JUSTIFICAÇÃO?
>>> Esse princípio estabelece que nenhuma prática, ou fonte dentro de uma prática, deve ser autorizada, a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou a sociedade, de modo a compensar os eventuais danos causados. (Port.453/98)
54) O QUE ESTABELECE O PRINCÍPIO DA OTIMIZAÇÃO?
>>> Esse princípio estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exequíveis. (Port. 453/98)
55) COMO DEVE SER APLICADO O PRINCÍPIO DA OTIMIZAÇÃO?
>>> Deve ser aplicado em dois níveis, nos projetos e construções de equipamentos e instalações e nos procedimentos de trabalho. (Port. 453/98)
56) O QUE É GRANDEZA DE EXPOSIÇÃO (X)?
>>> É uma grandeza que caracteriza o feixe de raios X ou gama e mede a quantidade de carga elétrica produzida por ionização no ar, por essa radiação, por unidade de massa do ar.
57) O QUE É DOSE ABSORVIDA (D)?
>>> É a energia média cedida pela radiação ionizante à matéria por unidade de massa dessa matéria. Sua grandeza é: D = E/m
58) O QUE É DOSE EQUIVALENTE (H)?
>>> É a medida que possibilita diferenciar a efetividade radiobiológica dos diferentes tipos de radiações.
59) QUAL É A UNIDADE TRADICIONAL (antiga) DE MEDIDA DA EXPOSIÇÃO?
>>> A unidade tradicional de medida de exposição é o Roentgen, representado pelo símbolo "R".
60) QUAL É A UNIDADE TRADICIONAL (antiga) DE MEDIDA DE DOSE ABSORVIDA?
>>> A unidade tradicional é o Rad. (Radiotion Absorbed Dose - Dose absorvida de radiação).